Como Conservar Jóias de Pérolas


Olá,

Algumas pessoas perguntam como conservar seus acessórios, principalmente semijóias e bijuterias.

Esse post é o segundo de uma série de três e fala  como manter seus acessórios de forma correta. O primeiro post foi lançado no dia 21/02 e diz como conservar semijóias. Este ensina como conservar as pérolas, visto que poucas são as pessoas que não têm pérolas, que além de lindas, clássicas e chiques ainda são bem acessíveis.

Espero que as informações encontradas aqui ajudem a manter por muitos anos suas pérolas. Aguardem também o último post sobre esse tema, que será lançado em breve.

Ótima semana!

As Pérolas são produzidas por moluscos (ostras) marinhos ou de água doce e podem ser classificadas como naturais ou cultivadas. As Pérolas naturais se formam quando um corpo estranho (um grão de areia, um ovo de peixe, ou fragmento de concha) entra numa ostra causando-lhe tamanha irritação que a faz produzir uma substância chamada nácar para cobrir o corpo estranho isolando-o. Este processo ocorre naturalmente sem a intervenção humana.

As Pérolas cultivadas são produzidas pelos moluscos da mesma forma que as naturais, porém com uma diferença: o corpo estranho é inserido na ostra pelo homem denominando-se este processo de cultivo.

Como todas as Pérolas, independente de serem cultivadas ou naturais, são de origem orgânica, parte de sua composição (cálcio, proteína e água) pode sofrer ressecamento, rachaduras e arranhões se alguns cuidados básicos não forem adotados para preservar seu brilho e tempo de vida.

  • Evitar limpá-las com escova de dente, detergentes, sabão, sabonete, solução para limpeza de jóias, bicarbonato de sódio, etc.
  • Evitar que entrem em contato com cosméticos, poeira, suor e produtos químicos.
  • Evitar tomar banho com as pérolas, pois o cloro e sabão irão danificá-las.
  • Não deixá-las em ambiente seco ou quente demais para que não fiquem ressecadas.
  • Pérolas intercaladas com fio de ouro (exceto as do tipo Mabe e meia Pérola) podem ser periodicamente mergulhadas em água morna e sabão neutro. Limpá-las com pincel macio para eliminar gorduras e enxaguar bem.
  • Como possuem dureza baixa, devem ser guardadas individualmente para que outras jóias não lhe causem arranhões na superfície.
  • Pessoas que transpiram muito podem usar as pérolas sobre a roupa para evitar seu contato com o suor.
  • Sempre após utilizar uma jóia com pérolas é conveniente limpá-la com o uso de uma flanela ou toalha macia umedecida com água antes de guardá-la.
  • Para jóias que utilizam fios de linha, periodicamente reenfie as contas numa nova linha para preservar o interior da perfuração.

Fonte: Curso de Gemologia Básica ministrado por He Ok Chang

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

http://dhtt.us/DRHc
%d blogueiros gostam disto: